quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O que é a Clonagem






Clonagem






O que é a clonagem?

Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos reproduzem-se através de células sexuais e não por células somáticas.


A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Ele conseguiu clonar uma ovelha, baptizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos.

Olhando o esquema abaixo podemos visualizar todas as etapas do processo.




O núcleo da célula da mama da ovelha, assim como todas as células (com excepção do óvulo alterado) possui todas as informações genéticas que geraram Dolly. Por sua vez, o óvulo, sem núcleo, ficou desprovido de informações genéticas, mas continuou com a capacidade de se dividir e formar um embrião, como acontece em uma fecundação normal.



Nenhum comentário: