quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Conclusão

Conclusão


Para além de alguns argumentos a favor e contra o processo. Existem muitos outros aspectos - científicos, morais e religiosos - a serem analisados. O núcleo da questão é se seres humanos estão preparados para lidar com esta nova tecnologia que pode ser uma grande fonte de benefícios ou malefícios para a humanidade. Todos nós devemos analisar as possíveis consequências da clonagem humana, pois ela é sem dúvida, uma das mais controversas e revolucionárias novidades da nossa história.

As vantagens da clonagem

As vantagens

Ao longo da vida, o corpo humano pode deixar de funcionar normalmente, cuja falta de determinado composto pode acarretar no aparecimento de doenças graves.
Para exemplificar tal situação, a baixa ou a não produção de insulina pelo corpo pode causar diabetes. A obtenção de órgãos para transplante é um campo onde a clonagem pode ser extremamente útil, porém, sem certeza absoluta. Em ambos os casos, aplica-se a clonagem terapêutica a serviço da humanidade, porém, há muito o que se pesquisar para provar que tais aplicações são realmente satisfatórias.“Pesquisas recentes mostraram que células - tronco retiradas da medula de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do seu coração, o que abre perspectivas fantásticas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos.”

Os riscos da clonagem

Os riscos







O problema sério da técnica é o envelhecimento precoce ou encolhimento dos telômeros (estruturas cromossômicas que se desgastam à medida que a célula se divide e envelhece). Assim um clone que acabou de nascer pode apresentar material genético já "desgastado".
Também a maioria dos filhotes clonados nasce com até o dobro do peso normal, o que pode acarretar complicações respiratórias e cardiovasculares. Muitos nascem com deformidades, como vacas com cabeças e focinhos achatados, e não sobrevivem. Há riscos sérios também das fêmeas que recebem os embriões, que podem inchar ao ponto de estourar os músculos do abdómen. O cordão umbilical e a placenta costumam crescer de maneira anormal.

Os contras da clonagem Humana

Os contras da clonagem Humana

Foram necessárias 276 tentativas para a duplicação da ovelha Dolly. Recentemente, uma gata doméstica chamada Cc foi clonada, após 87 tentativas - menos que no caso de Dolly, mas ainda apresentando uma média baixa de sucesso.
. Será que a sociedade permitiria a morte de tantos embriões e de recém-nascidos até que a tecnologia da clonagem se aperfeiçoasse? O próprio Ian Wilmut disse que os projectos de clonagem humana são um crime irresponsável. A tecnologia de clonagem está ainda em seus estágios iniciais, e quase 98% das tentativas de clones não obtêm sucesso.


Os poucos clones que sobrevivem ao processo costumam não ter vida longa ou saudável. Normalmente têm problemas com órgãos tais como o coração, sofrem de sistema imunológico fraco e morrem pouco após o nascimento. É quase certo que o mesmo venha o ocorrer com os primeiros clones humanos. As crianças poderiam morrer no parto, nascer com deficiências físicas, e provavelmente faleceriam prematuramente.

Clonagem deverá ser permitida?

Deverá ser permitida?



Existe a polémica de que a clonagem de seres humanos produziria bebés planejados. As crianças se tornariam como qualquer outra comodidade que adquirimos: tamanho, cor e outros traços seriam pré-determinados pelos pais. O mistério da individualidade humana seria uma coisa do passado.

Sempre há uma questão religiosa relativa à clonagem de seres humanos. Muitos acreditam que a criação de vida é assunto exclusivo do Criador. Eles acreditam que a vida é uma dádiva Divina, que deveria estar além dos poderes humanos. A Igreja acredita que a alma é criada no momento da concepção, e por isto o embrião merece protecção. Para aqueles que concordam com a Igreja, a tecnologia não aperfeiçoada da clonagem significa assassinato em massa.

Clonagem de Seres Humanos

Clonagem de Seres Humanos

Como funciona o processo de clonagem.

As cópias possuem todas as características físicas e biológicas de seu pai genético. Os cientistas isolaram uma célula e retiraram dela o seu núcleo, assim, juntou-se uma célula a outra e, em seguida, ocorreu a duplicação de ambas, e assim sucessivamente até constituírem um ser.


Alguns cientistas parecem achar que a clonagem humana é inevitável, mas por que iríamos querer clonar pessoas? Há muitas razões que podem fazer as pessoas recorrerem à clonagem.

Clonagem Terapêutica

Clonagem
Terapêutica


Um dos propósitos da clonagem humana é a clonagem terapêutica, processo pelo qual o DNA de uma pessoa é utilizado para criar um embrião. Ao invés de inserir este embrião em uma mãe de aluguer, suas células são usadas para produzir células - tronco que são capazes de evoluir para diversos tipos de células do corpo.

Estas células - tronco podem, portanto, serem utilizadas para criar órgãos humanos, tais como corações, fígados e pele. Estas células - tronco também podem fazer crescer neurónios capazes de curar aqueles que sofrem de doenças como o mal de Parkinson, de Alzheimer ou síndrome de Rett.