quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O que é a Clonagem






Clonagem






O que é a clonagem?

Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos reproduzem-se através de células sexuais e não por células somáticas.


A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Ele conseguiu clonar uma ovelha, baptizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos.

Olhando o esquema abaixo podemos visualizar todas as etapas do processo.




O núcleo da célula da mama da ovelha, assim como todas as células (com excepção do óvulo alterado) possui todas as informações genéticas que geraram Dolly. Por sua vez, o óvulo, sem núcleo, ficou desprovido de informações genéticas, mas continuou com a capacidade de se dividir e formar um embrião, como acontece em uma fecundação normal.



Apresentação

Olá
Sou formando do curso de marcenaria.
Sou alto, moreno, olhos castanhos, cabelo ruivo.

Este blog foi elaborado na aula de tic.

Vou apresentar um trabalho sobre clonagem que foi realizado numa aula de
português.